As Runas: Dag

quarta-feira, junho 6

O Dia 

Pronúncia: dág

Nomes Alternativos: dagaz, dags, dagr, dar, daaz, tag 

Significados Tradicionais: dia, luz, prosperidade

Palavras-chave: transformação, auto-realização, realização, singularidade

Usos Práticos: traz avanço espiritual, e reconhecimento de novos começos.

Usos Mágicos: trazer um resultado positivo.

Desafio: o anúncio de um momento decisivo

Correspondência:
Fonema: D
Regência Planetária: Sol e Nódulo Norte
Pedra: Diamante
Flor: Calêndula
Número: 1
Classe Social: Guerreira
Cor: Amarelo
Mitos e Deidades: Balder
Tarô:
Período do Dia:

Significados Gerais e Simbólicos:

O calor do sol na primavera e no verão é responsável pelo crescimento das plantas, e DAG também é um símbolo de aumento e crescimento, representando o dia, a luz do dia, e os poderes da luz e da bondade. Sobre isso, deve ser observado que dentre várias tribos teutônicas havia um culto à carruagem solar, modelos da qual ainda existem e mostram um cavalo puxando uma carroça, no topo da qual está um disco incrustado de ouro, representando o sol. 

Dependendo da posição onde cai e o tipo de runa com a qual é associada, este crescimento pode ocorrer em qualquer área da vida. Pode estar ligado a um relacionamento, a um investimento, ou a um aspecto da carreira profissional, mas, em geral, é um desenvolvimento favorável, que se aceita de bom grado e aprova de todo o coração. 

Diferente da lua, cujo crescimento e palidez podem ser observados de noite, as alterações na força do sol são bem menos perceptíveis no dia-a-dia. O crescimento que DAG prenuncia é, costumeiramente, um progresso lento e medido, mais do que um sucesso súbito. Por outro lado, o contraste entre a situação prevista por DAG e o estado de vida à época da leitura é tão completo e estimulante como a mudança do inverno para o verão. 

Essa runa tem muito a ver com atitude, e normalmente vaticina uma mudança mental ou emocional, sendo geralmente auto-ativada. Usualmente, representa-nos resolvendo tentar um novo começo em algum nível, apesar de, certas vezes, mostrar que se decidiu aceitar e tirar o melhor da situação sobre a qual não se tem controle material. Nesse caso, tão logo a atitude correta seja adotada, as circunstâncias gradativamente mudarão para melhor, através da intervenção de algum fator externo. 

Como ocorre com KANO e SIGEL, DAG sugere que se deve ter uma disposição alegre a fim de ajudá-lo a atravessar suas presentes dificuldades. Significa que uma atitude positiva o capacitará a alcançar o sucesso mais rapidamente. Quando uma runa restritiva está próxima (WUNJO reversa, HAGALL, MANN reversa ou OTHILA reversa), DAG indica que se está conjeturando em termos de fracasso e de obstáculos em relação ao objetivo, atraindo isso tudo para a própria meta. 

DAG representa todos esses aspectos da personalidade que até agora permaneceram inexplorados, tanto por uma repressão deliberada como pela ignorância de sua existência. Essa runa pode nos mostrar sendo expostos a uma maneira diferente de ver o mundo, ou a uma nova e excitante filosofia de vida (que pode ser religiosa ou psicológica, ou a uma simples variante caseira). DAG carrega a conotação de “luz depois da escuridão”, que pode assumir a forma de um esclarecimento intelectual, ou de “ver a luz” em sentido religioso. 

Não há aspecto negativo nesta runa, e seu surgimento em um lançamento rúnico depressivo muitas vezes alude que ainda pode se salvar algo da situação, se estivermos dispostos a olhar para dentro de nós mesmos. Contudo, certas vezes, DAG pode nos intimar a sair de uma situação enquanto seu orgulho ainda está intacto ou sua saúde física e mental preservada. Sempre que DAG estiver associada ou emparelhada com runas de atraso, ela consideravelmente alivia a má influência destas, visto que aponta para uma eventual vitória sobre obstáculos e empecilhos. 

DAG, como símbolo de crescimento, freqüentemente significa um aumento do que quer que seja indicado pela runa com a qual está emparelhada. Por exemplo: emparelhada com AS — um aumento de sabedoria; emparelhada com BERKANA — um aumento na família; com FEHU — um aumento na riqueza; com OTHILA — um aumento de prestígio. 

Quando emparelhada com runas reversas, o significado de DAG não é tão fácil de se estabelecer. Ocasionalmente, denota um aumento na intransigência e perversidade (especialmente quando emparelhada com NYD ou THORN reversa), mas esse nem sempre é o caso. Com freqüência, implica simplesmente que as promessas contidas no sentido ereto da runa emparelhada acontecerão daqui a algum tempo, mas não imediatamente. Colocando de outra forma: DAG tem o poder de converter runas reversas em runas de atraso. 

Como acontece muitas vezes com as runas não-reversíveis, a intuição deverá atuar na interpretação. Se a mesma não funcionar, ou se necessitar de um auxílio, deve-se observar as runas que saíram logo a seguir para se ter uma orientação.

0 comentários: