As Runas: Gebo

quarta-feira, fevereiro 15



A Dádiva

Pronúncia: guêbo

Nomes Alternativos: gyfu, gibo, giba, gibor, gipt, gewa

Significados Tradicionais: oferenda, associação, generosidade

Palavras-Chave: dar e receber, ligação e vínculo, compensação, troca justa, respeito aos limites, generosidade e compaixão

Usos Práticos: auxilia no uso mais eficiente do tempo para que o que é esperado retorne de modo recompensador, receber mais dando mais, amarrar relacionamentos pessoais, entrar em parceria ativa com seu “eu superior”

Usos Mágicos: para encontrar ou fortalecer um relacionamento, para fertilidade, para marcar                         um presente ou oferenda, para trazer sorte

Desafio: tudo o que se recebe requer algo em troca para preservar o equilíbrio do universo;                esteja preparado para aceitar as conseqüências de seus atos

Correspondência:
Fonema: G
Regência Planetária: Vênus (Ativa)
Pedra: Opala
Flor: Amor-Perfeito
Árvore: Olmo
Número: 6
Classe Social: Nobre e Sacerdotal
Cor: Vermelho
Mitos e Deidades: Sif, Sigurd e Brunhilda, o tratado entre os Aesires e os Vanires
Tarô: Estrela
Período do Dia: das 20 às 21 hs

Significados Gerais e Simbólicos:

Essa runa representa uma dádiva, um ato de hospitalidade ou piedade, ou um sacrifício — no sentido de dar algo de valor em troca de uma bênção que foi recebida ou antecipada. Para os viajantes teutônicos, vivendo numa sociedade onde a população ainda era esparsa, a hospitalidade podia muito bem ser a diferença entre a vida e a morte. Além do mais, essa runa nos lembra do ditado: “uma dádiva demanda uma dádiva”.
            
GEBO simboliza uma união ou parceria de algum tipo, podendo tomar a forma de uma parceria de negócios afortunada ou uma união amorosa de sucesso. Mas aqueles que participam da associação devem prestar atenção para não se deixarem engolir por ela. Pois, se há grandes chances de acontecer uma união de sucesso, isso ocorre desde que as pessoas envolvidas respeitem o modo de ser de cada um. O importante é encontrar o ponto de equilíbrio, tanto no amor quanto nas atividades profissionais. Essa runa indica o momento apropriado para se estabelecer uma harmonia entre as emoções e a maneira de demonstrá-las. O conteúdo simbólico de equilíbrio desta runa está no seu hieróglifo, bilateralmente simétrica por todos os ângulos de observação.
            
Já que GEBO tem por significado uma dádiva, geralmente é uma indicação de generosidade: abrange da generosidade de espírito a uma oferta em dinheiro; de uma pequena lembrança a um presente caro. A dádiva associada a essa runa pode não ser material, nem estar dentro de nossa capacidade de dá-la, sejamos ricos ou pobres — a dádiva do tempo. Quando damos de nosso tempo, estamos dando de nossa vida, pois nossa vida terrena está condicionada e confinada pelo tempo. Como tudo que tem uma existência física, a Terra tem sua duração. Dura somente um determinado número de anos. Há um constrangimento temporal em nossa existência física. Tempo é nossa vida. Portanto, quando devotamos tempo a alguém, quando trabalhamos em alguma coisa, quando nos concentramos num empreendimento em particular, estamos colocando nossa vida nisso. Esse tempo — essa porção de nossa vida que está sendo dada ou “sacrificada” — é muito mais valiosa do que qualquer objeto físico que possamos comprar, porque é parte de nós. É parte de nossa vida. Tempo é uma dádiva. Nosso tempo — nossa vida — na Terra é uma dádiva que nos foi dada para a melhoria de nosso desenvolvimento individual.
            
É mais usual, entretanto, GEBO prognosticar um desenvolvimento importante em um relacionamento afetivo. Com isso, pode querer dizer noivado ou casamento, pois nessas ocasiões o casal é tradicionalmente presenteado.
            
Em um nível mais simples, GEBO indica unidade de ação e intenção, resultando em um sentimento de ligação unívoca com o mundo, onde se experimenta um profundo sentimento de paz e contentamento e, quando precedido por dificuldades, alívio.
            
Como GEBO não possui posição reversa, há que se usar da intuição para acessar acuradamente sua mensagem. Geralmente é uma indicação positiva, e quando cai numa posição onde significa resultado, é sempre um bom sinal.
            
Uma palavra de aviso, contudo: essa runa tem por hábito surgir meramente para referir-se a que a leitura diz respeito. Assim, uma mulher cujo casamento está terminando, pode tirar GEBO, FEHU reversa e RAIDO reversa. GEBO revela que ela está preocupada com seu relacionamento com o marido, mas são as outras runas que mostram como o relacionamento tende a acontecer — FEHU reversa mostrando dificuldades em se manter o “status quo” e a possível deterioração devido a um rival, e RAIDO reversa indicando planos arruinados, duplicidade de sentimentos e uma desagradável escolha ou decisão à frente. Aqui, GEBO nem é restritiva nem amplificadora em sua significação. Aponta qual área da vida tem-se em mente, e nada mais. Portanto, deve se ter cuidado para não se abstrair pela presença de GEBO e examinar as runas acompanhantes, escutando a intuição.

0 comentários: